Casamentos Variedades

Chá de panela, de lingerie ou chá bar? Saiba qual escolher

O tradicional chá de cozinha realizado com as amigas ganhou diversos formatos e a escolha ideal depende da personalidade da noiva e da lista de convidados

Durante os preparativos para o casamento, as madrinhas têm a missão de ajudar na organização de um momento especial para a noiva antes do “Grande Dia”. Para isso, podem caprichar no chá de panela tradicional, se divertir muito no chá de lingerie ou ainda convocar o noivo para um evento que una homens e mulheres. Mas qual é a melhor opção?

9 dicas para organizar um chá de cozinha inesquecível

De acordo com a assessora de casamentos Cristiane Lourenço, o estilo escolhido para o evento pré-casamento depende, principalmente, da personalidade da noiva e da lista de convidados dela. “Se essa noiva é mais tradicional, vale a pena investir no chá de cozinha”, afirma. No entanto, se a dona da festa for extrovertida e tomar cuidado com as amigas que chamar, o chá de lingerie será uma excelente opção. “Isso porque p0essoas mais idosas ou formais podem ficar constrangidas”, alerta.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Além disso, noivas tradicionais e extrovertidas também têm realizado esse evento de pré-casamento com a presença do futuro marido. Para isso, é necessário que o companheiro esteja disposto a participar e aproveite a despedida de solteiro na companhia dos melhores amigos do casal. “Nesse caso, a opção mais usada é o chá-bar em que os amigos homens também participam e o noivo ainda pode ganhar presentes mais com a cara dele”, explica a assessora, que sugere a realização dessa festa com um tema que represente os noivos.

Foto: Arquivo pessoal/ Tagille e Nélio
Arquivo pessoal/ Tagille e Nélio

Para ajudar na escolha da melhor opção, Cristiane cita os principais detalhes de cada uma delas. Veja o estilo que mais combina com vocês e bom evento!

Chá de panela

Também conhecido como chá de cozinha, essa é a opção mais antiga e tradicional. Acredita-se que a ideia surgiu na época em que as mulheres ainda precisavam de “dote” para se casar, então, reuniam amigos e familiares para conseguir dinheiro e mercadorias que a ajudassem a conseguir um bom marido. Ainda que isso tenha mudado, o costume de ganhar itens necessários para montar uma cozinha perfeita resistiu ao tempo e se uniu à vontade de ter um encontro divertido entre amigas antes do casamento.

Para isso, a noiva convida as amigas e madrinhas para um encontro – na casa da noiva, em um salão de festas ou restaurante – e aproveita o momento para tirar muitas fotos, conversar, e realizar brincadeiras que animem as convidadas. Como se trata de um chá, a sugestão é que o evento seja realizado por volta das 16h, mas nada impede que as organizadoras preparem um almoço ou jantar, por exemplo.

Foto: Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

O encontro ainda pode contar com uma decoração especial e com alguma atividade diferente no momento de abrir os presentes, como um bingo, por exemplo. Além disso, Cristiane sugere que a noiva selecione os itens que gostaria de ganhar em lojas de sua preferência ou use a criatividade para que as convidadas tragam itens variados. “Uma ideia é falar para cada uma pensar em um horário diferente do dia e trazer algo que usaria naquele período”, comenta a assessoria, que indica a realização do chá de cozinha dois meses antes do “Grande Dia”.

10 brincadeiras para chá de panela

Chá-bar

Outra opção em alta é o chá-bar, que aproxima o noivo das comemorações e ainda possibilita uma lista de presentes diferenciada. Isso porque, além de o casal receber itens para cozinha – como ocorre no tradicional chá de panela – os noivos também podem ganhar produtos para bar e churrasco, como kit coquetelaria, balde de gelo, kit vinho, tábua de cortar carne e outros acessórios.

Foto: Arquivo pessoal/ Tagille e Nélio
Arquivo pessoal/ Tagille e Nélio

Nesse evento, o casal convida seus padrinhos, madrinhas e outros amigos para uma confraternização e os meninos ficam responsáveis pelas bebidas. Além disso, os noivos podem escolher um tema que os caracterize e escolher a decoração e o cardápio do encontro com base na opção selecionada. “Essa ideia é muito legal porque vira uma despedida de solteiro para os dois e ainda mostra a personalidade deles”, comenta Cristiane.

“Essa ideia é muito legal porque vira uma despedida de solteiro para os dois e ainda mostra a personalidade deles”, comenta Cristiane.

Quanto aos temas, o casal pode usar algo relacionado à música, filmes, esportes, um país que gostam, e ainda completar o evento com brincadeiras modernas e tradicionais. O evento costuma ocorrer à noite, por volta das 19h, e oferecer aos convidados um churrasco, porções de petiscos ou salgadinhos. No entanto, nada impede que o casal use a criatividade e inove.

Chá de lingerie

Star Produções
Star Produções

Também há noivas que preferem ter um momento só com as amigas e não querem receber itens de cozinha como presente nesse encontro especial. Para elas, o chá de lingerie pode ser uma ótima opção, já que as convidadas compram peças íntimas para a dona da festa, dão dicas para a vida de casada e se divertem bastante no evento.

No entanto, é necessário ter cuidado com as mulheres que serão chamadas para o chá porque nem todas gostam podem gostar desse tipo de evento. Para os casos em que não há como diminuir a lista, vale a pena unir o chá de panela ao de lingerie, deixando que as convidadas escolham o presente que preferem e ainda dosando muito bem as atividades realizadas no evento para ninguém se sentir desconfortável.

Esse chá pode ser feito na casa da noiva, em algum salão de festas ou ainda em hotéis que vendem pacotes especiais para isso. A decoração pode apresentar temas especiais ou ter uma cor de sua preferência e diversos itens personalizados. Dá até para usar a criatividade no cardápio e deixar diversas plaquinhas espalhadas no meio das comidinhas. “O importante é lembrar que os detalhes sempre fazem a diferença!”, garante a assessora Cristiane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *