Turismo

Para incrementar turismo, municípios criam a Rota do Pampa Gaúcho

Os sete municípios – Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Petrito, Hulha Negra e Lavras do Sul – resolveram se unir para, em bloco, divulgar seus potenciais turísticos e de investimentos, além da culinária e da cultura na Expointer 2019.

A atividade Viva o Pampa Gaúcho, realizada na Casa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, atraiu nesta quarta-feira centenas de visitantes. No espaço, além de aprender um pouco sobre a história de cada cidade, também era possível degustar produtos fabricados na região e saborear o assado parrillero.PUBLICIDADE

“É a primeira vez, e espero não seja a última, que aproveitamos esta grandiosa vitrine, que é a Expointer, para nos apresentarmos aos moradores de outras cidades gaúchas e de outros estados e países”, justificou o presidente da Associação dos Municípios do Pampa Gaúcho e prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves.

Prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, apresenta produtos da região para visitantes na Expointer

Prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, apresenta produtos da região para visitantes na Expointer | Foto: Mauro Schaefer

Com o objetivo de colocar a região no “mapa do Brasil”, agentes de turismo do eixo Rio-São Paulo e investidores do ramo hoteleiro foram convidados a participar do evento. “Temos uma infinidade de atrativos turísticos e gastronômicos, mas menos de 2 mil leitos na rede hoteleira”, frisou. Em parceria com o Sebrae, os municípios criaram a Rota do Pampa Gaúcho e, agora, realizam estudos para traçar uma radiografia da região a fim de atrair turistas e novos investimentos.

Gonçalves afirmou, ainda, que a partir de setembro, voos diários da Gol ligarão Bagé à capital gaúcha. “É uma porteira que se abrirá para o Pampa”, comentou. Segundo ele, a retomada da aviação comercial no Aeroporto Internacional de Bagé – Comandante Gustavo Kraemer será muito importante para o Pampa. “Certamente vai impulsionar a nossa economia”, sintetizou.