Entrevistas Turismo

Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris, agora faz parte da diretoria da Unedestinos

A Unedestinos é organização similar a uma confederação nacional das entidades especializadas na captação de eventos espalhadas por todo o território do País. Apesar de nova, tendo nascido em 2015, já pode mostrar portfólio de conquistas inigualáveis, em prol de suas representadas.

Eduardo Zorzanello: de professor pacato a executivo atarefado

Até 10 anos atrás, Eduardo Zorzanello tinha vida pacata, diferente das responsabilidades carregadas hoje em dia. Mesmo formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul — UCS, com obtenção de Láurea Acadêmica, havia deixado de lado o mundo das Leis.

Fluente em Espanhol, atuava como professor dessa língua nas franquias do Instituto de Idiomas Yázigi localizadas na Cidade de Canela e na Cidade de Gramado — e também na Escola Cenecista Visconde de Mauá, outra instituição de ensino desta última cidade.

Filho de Sílvia Zorzanello, uma das sócias-fundadoras da empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos — ao lado da empreendedora Marta Rossi —, o acaso transformou sua vida por completo em 2009: um câncer levou a mãe, no auge das potencialidades dela.

Herdeiro dos patrimônios materiais e de nome, sentiu a obrigação de levar adiante os sonhos bruscamente interrompidos. Largou a informalidade das salas de aulas, vestiu terno e gravata e virou compenetrado executivo do ramo de eventos, feiras e turismo.

Eduardo é filho de Sílvia Zorzanello, sócia-fundadora da empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos — ao lado da empreendedora Marta Rossi. Vítima de um câncer, partiu bem jovem, no auge de suas potencialidades, podendo contribuir muito para o País

Eduardo Zorzanello: mercado reconhece suas qualidades

Não demorou muito para o mercado reconhecer as qualificações do jovem diretor da Feira Internacional de Turismo da Cidade de Gramado — Festuris: dedicação integral, educação exemplar, firmeza pessoal, habilidade negocial, posicionamento imparcial…

Seus talentos chamaram atenção daqueles também militando no mesmo setor. E não demoraram a convidá-lo a assumir novos compromissos, trazendo contribuições para desenvolver a promoção de eventos muito além de apenas sua Cidade de Gramado.

Assim, primeiro, tornou-se vice-presidente da Associação Brasileira de Organizadores de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul — Abeoc-RS; logo depois, presidente do Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau — cargos dos quais não se afastou.

E, recentemente, esta última posição o levou a ser eleito como vice-presidente de Profissionalização e Capacitação da Unedestinos, organização de âmbito nacional representativa de todos os conventions & visitors bureaux de atividade no Brasil.

Os talentos de Eduardo Zorzanello, com Marta Rossi e Marcos Rossi, chamaram atenção daqueles militando no setor. E esses convidaram a assumir compromissos para desenvolver a promoção de eventos muito além de apenas sua Cidade de Gramado

Eduardo Zorzanello: família, Festuris, responsabilidades…

A seguir, Eduardo Zorzanello fala sobre vida pessoal, atuação à frente da Festuris, contribuições para a Abeoc-RS, busca por atrair mais e mais eventos para a Serra Gaúcha e o significado de integrar a diretoria de uma entidade com a Unedestinos.

— Como professor, tinha agenda fixa: momento de chegar, grade de aulas, algum tempo para dialogar com alunos e colegas e hora de voltar para casa. Isso acabou. Como diretor da Festuris, não importa o planejamento prévio, há imprevistos a todo instante.

Ele revela gostar disso, apesar do menor tempo para curtir a esposa e a filha pequena. Reuniões, viagens pelo Estado do Rio Grande do Sul, boa parte do Brasil e também ao exterior, além de cada vez mais compromissos sociais são hoje a rotina, sem ter rotina.

— Só não fica pior porque sou organizado e conto com uma equipe de colaboradores e primeiro nível. Tanto na Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos quanto na Abeoc-RS, no Convention Bureau e, agora, na Unedestinos, o staff de apoio tem qualidade inigualável.

E relembra o momento da virada, logo após a perda da mãe, morta ainda bem jovem, podendo contribuir bem mais para o desenvolvimento do Turismo brasileiro. Até aquele instante, não havia passado pela cabeça enveredar pelo ramo da promoção de eventos.

— Ao falecer, minha mãe legou aos herdeiros dois fortes patrimônios: sua participação na Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos e um nome respeitado em todo o País. E a sócia Marta Rossi não tinha como, sozinha, levar adiante os muitos compromissos assumidos.

Eduardo Zorzanello herdou da mãe duas riquezas: participação na Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos e nome respeitado em todo o País. E tomou a decisão de se incorporar à empresa, ajudando a sócia Marta Rossi a levar adiante os compromissos assumidos

Eduardo Zorzanello: genética materna, gravada no DNA

Foi como se a herança genética materna, gravada no DNA, tivesse acordado, depois de longo tempo adormecida. O mesmo aconteceu com Marcos Rossi, filho da Marta Rossi. Os dois entraram na empresa ao mesmo tempo, num sopro de juventude e modernidade.

— Mesmo sem experiência na atividade, mas com a supervisão e o aconselhamento da Marta Rossi, mergulhamos direto. Erramos algumas vezes, acertamos outras, mas, em pouco tempo, já conversávamos de igual para igual como nomes consagrados no setor.

E, o mais importante: tanto um quanto outro estavam em condições de tomar decisões sozinhos, principalmente fechando contratos com expositores participantes das edições da Festuris — e isso tanto no Brasil quanto no exterior, nas muitas viagens de trabalho.

— A Marta Rossi precisava dividir as responsabilidades. Tudo estava em cima dela. Não sei como não teve um troço qualquer. Eu e Marcos reduzimos esse estresse. O importante foi ela referendar todas as nossas decisões, mesmo algumas vergonhosas.

Eduardo Zorzanello, mesmo sem experiência, mas com supervisão e aconselhamento da Marta Rossi, mergulhou direto na Festuris. Errou algumas vezes, acertou outras, mas, em pouco tempo, já conversava de igual para igual como nomes consagrados no setor

Eduardo Zorzanello: mãe Marta Rossi; irmão Marcos Rossi

Aliás, Eduardo Zorzanello tem na figura da Marta Rossi uma segunda mãe. E, como ele e Marcos Rossi são filhos únicos, acabaram considerando um ao outro como irmãos. Enfatiza esse relacionamento “familiar” dos três como muito proveitoso para todos.

— A Marta Rossi é muito generosa em dividir experiências. Ela, com muito mais tempo de estrada, sendo necessário, nos dá o Norte, ensina o caminho das pedras, como se diz popularmente. Devo muito a ela, em termos profissionais e também no quesito pessoal.

Fugindo um pouco ao tema da entrevista, não se furta a tecer elogios a caminho agora trilhado pelo “irmão” e sócio Marcos Rossi. Ele se afastou do mundo do Turismo para enveredar por sua grande paixão, o universo inesgotável das inovações em Tecnologia.

— Marcos Rossi, seguindo os passos das nossas mães, criou outro evento de sucesso para a Serra Gaúcha. Trata-se da Gramado Summit, conferência voltada a startups. Em 2017, ocupou um cerimonial; em 2018, o Expogramado; agora, foi para o Sierra Park.

Eduardo Zorzanello não se furta a tecer elogios a caminho agora trilhado pelo “irmão” e sócio Marcos Rossi. Ele se afastou do mundo do Turismo para enveredar por sua grande paixão, o universo inesgotável das inovações em Tecnologia, com a Gramado Summit

Eduardo Zorzanello: Abeoc-RS e Convention Gramado e Canela

Tornando-se um dos rostos da Festuris, Eduardo Zorzanello foi convidado para integrar a Abeoc-RS. Com a entidade buscando renovação constante, agregando gente nova, principalmente mais jovens, seu nome emergiu como consenso entre os associados.

— Fiquei honrado com o convite. Aquilo era importante para mim: estar ao lado de gente com mais experiência, para aprender cada vez mais. Não sei se os ajudo, mas tenho certeza deles me ajudarem muito. A partir dali, sou um profissional bem melhor.

O mesmo se deu com o Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau. Mas, agora, o risco foi bem maior, pois assumiu a presidência da entidade — uma novidade na sua curta carreira. De todo modo, ao lado da diretoria, vem conseguindo materializar planos.

— Tudo mundo acha Canela e Gramado exemplos de sucesso na atração de visitantes. São mesmo. Mas isso está mais focado no Turismo de Lazer. No Turismo de Eventos e no Turismo de Negócios, temos muitos potenciais ainda não devidamente aproveitados.

Ele cita, por exemplo, a enorme oferta de espaços qualificados para sediar realizações de pequeno, médio e grande portes. São centros de convenções de hotéis, cerimoniais, espaços não-formais — em escolas, instalações ligadas a igrejas —, áreas públicas etc.

— Está tudo muito subutilizado. Precisamos nos esforçar para tornar rentáveis esses patrimônios. Podemos dobrar, triplicar, quem sabe quadruplicar, o volume de eventos em nossa região. E temos profissionais qualificados para atender todo tipo de demanda.

Eduardo Zorzanello vê a Cidade de Canela e a Cidade de Gramado como exemplos de sucesso na atração de visitantes. Mas isso está focado no Turismo de Lazer. No Turismo de Eventos e no Turismo de Negócios, há potenciais não devidamente aproveitados

Eduardo Zorzanello: presença numa entidade de nível nacional

Essa sua atuação proativa à frente do Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau o levou à Unedestinos, organização bastante similar a uma confederação nacional das entidades especializadas na captação de eventos espalhadas por todo o território do País.

— A Unedestinos é nova. Nasceu em 2015. Mas já pode mostrar portfólio de conquistas inigualáveis. Nesses quatro anos, tornou-se uma porta-voz das reivindicações do setor nos mais importantes fóruns nacionais de discussão, inclusive o Ministério do Turismo.

Seu evento anual UneCongresso, em apenas quatro anos, consolidou-se no segmento, trazendo pautas e temas de relevância para serem debatidas pelos maiores especialistas na atividade, integrando a programação das mais respeitadas feiras de Turismo nacional.

— Muito além da profissionalização, chamo atenção para a troca das melhores práticas entre os associados, buscando padronizar processos e definir qualidade de referência característica para o setor. Ajuda bastante o uso massivo da comunicação via digital.

Isso, graças à boa solução da UneAgenda. Na verdade, um aplicativo para Android e iOS, com acesso também em desktop. Nela, os destinos compartilham as informações sobre os seus eventos, facilitando o trabalho de prospecção pelos demais associados.

— Importante também a atuação da Unedestinos junto ao Poder Público, nos níveis municipal, estadual e federal, tanto no âmbito do Executivo quando do Legislativo. O foco tem sido uma busca constante pela redução dos empecilhos ao empreendedorismo.

Eduardo Zorzanello vê a Unedestinos além da profissionalização, dando atenção à troca das melhores práticas entre associados, na busca por padronizar processos e definir qualidade de referência para o setor, além do uso massivo da comunicação via digital

Eduardo Zorzanello: oportunidade para aprender cada vez mais

Eduardo Zorzanello foi eleito durante a edição cinco do UneCongresso, dias 27 e 28 de junho, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Ele integra a diretoria do biênio 2019/2020, tendo como presidente Toni Sandro, executivo à frente do programa Visit São Paulo.

— Estavam comigo dois executivos do Convention & Visitors Bureau Gramado e Canela: gerente Luciano Gonçalves e captador Régis Stuani. Assim como eu, foram aprender um pouco mais, principalmente sobre formas de arrecadação de recursos.

O congresso anual da Unedestinos contou com mais de 100 participantes, vindos de diversos pontos do território nacional. Cases de conteúdo diversos, mas de interesse de todos os presentes, além de palestras de capacitação, fizeram parte da programação.

— Assumir essa vice-presidência potencializará o relacionamento do nosso Convention com os cerca de 40 associados. Teremos mais condições, mais força, para abordagens sustentáveis junto à nata do mercado de Turismo de Eventos e Turismo de Negócios.

Para finalizar, ele ressalta a qualidade dos seus pares naquela diretoria. São todos nomes conhecidos, referendados e respeitados pelo mercado. É um misto de empreendedores e executivos, com experiências nas áreas pública e privada, de uma qualidade inigualável.

— Espero aprender muito com todos eles. Em sua maioria, atuam em grandes centros, destinos de sucesso, conhecem pormenorizadamente a metodologia de se criar, planejar, desenvolver e promover destinos, eventos, feiras… Quero aprender bem mais sobre isso.

Eduardo Zorzanello ressalta a qualidade dos seus pares naquela diretoria. Todos nomes conhecidos, referendados e respeitados pelo mercado. É um misto de empreendedores e executivos, com experiências nas áreas pública e privada, de uma qualidade inigualável

• • •

Unedestinos: organização não-governamental, de direito privado

A União Nacional dos Convention & Visitors Bureaux e Entidades de Destinos — Unedestinos é organização não-governamental, de direito privado, com personalidade jurídica própria, sendo constituída sob a forma de uma associação sem fins lucrativos.

Ela é formada por entidades mistas, públicas e privadas, especializadas na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral, sendo regida por estatuto próprio e disposições legais aplicáveis.

A diretoria 2019/2020 da Unedestinos ficou assim composta:

Diretores Executivos

Presidente

Toni Sandro — Visit São Paulo

Vice-presidente Administrativo e Financeiro

Danilo RamalhoCidade de Guarulhos Convention & Visitors Bureau

Vice-presidente de Informação e Conteúdo

Giórgio SouzaCidade de Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

VP de Relações Institucionais

Roberto DuranSalvador Destination

Vice-presidente de Profissionalização e Capacitação

Eduardo Zorzanello — Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau

Vice-presidente de Projetos

Phillipe CampelloCidade do Rio de Janeiro Convention & Visitors Bureau

Vice-presidente de Relacionamento

Ana Maria CarvalhoVisit Costa dos Corais

Conselheiros

Brenda SilveiraCidade de Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau

Francisco AlbuquerqueCidade de Natal Convention & Visitors Bureau

Humberto Freccia NettoCidade de Florianópolis Convention & Visitors Bureau

Rodrigo CoineteCidade de Bonito Convention & Visitors Bureau

Ivana Rangel — Visit Ceará

Conselho Fiscal

João Carlos PollakVisit Guarujá

Paulo Renato FonsecaEspírito Santo Convention & Visitors Bureau

Régis Medeiros — Visit Ceará

Eduardo Zorzanello foi eleito durante a edição cinco do UneCongresso, dias 27 e 28 de junho, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Ele integra a diretoria do biênio 2019/2020, tendo como presidente Toni Sandro, executivo à frente do programa Visit São Paulo

Unedestinos: algumas imagens de seus quatro anos de atuação


O post “Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris, agora faz parte da diretoria da Unedestinos” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, a partir de informações fornecidas pela jornalista Lu Zanata, através de sua assessoria de imprensa Estratégia Comunicação & Marketing, sediada na Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris, agora faz parte da diretoria da Unedestinos” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

No post “Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris, agora faz parte da diretoria da Unedestinos”, a repetição de algumas expressões, como “Eduardo Zorzanello”, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris, agora faz parte da diretoria da Unedestinos” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris, agora faz parte da diretoria da Unedestinos” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *