Variedades

Miolo é a Campeã da Grande Prova Vinhos do Brasil 2019

Vinícola segue sendo a mais premiada da competição nacional, liderando as categorias Espumante Brut Rosé, Touriga Nacional, Rosé e Bag in Box, além de alcançar 92 pontos com três rótulos

Única campeã em quatro categorias, a Vinícola Miolo continua sendo a marca de vinhos e espumantes brasileiros mais premiada na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB). A empresa saltou de 11 para 26 rótulos bem avaliados pela competição que reuniu, de 3 a 6 de junho, 25 especialistas no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro. Os grandes vitoriosos foram o Terranova Brut Rosé, Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2018, Miolo Seleção Rosé 2019 e o Bag in Box Miolo Seleção Cabernet Sauvignon/Merlot 2017, campeões nas categorias Espumante Brut Rosé, Touriga Nacional, Rosé e Bag in Box.

A marca que possui o maior portfólio de rótulos nacionais – hoje com mais de 100 – mostrou não apenas a diversidade de sua produção como também a capacidade que o Brasil tem de elaborar vinhos e espumantes de alto nível, aproveitando o que cada região tem de melhor. Única a cultivar vinhedos e produzir em quatro diferentes terrois brasileiros – Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha), Seival/ Candiota (Campanha Meridional), Almadém / Santana do Livramento (Campanha Central) e Terranova / Casa Nova (Vale do São Francisco) -, a Miolo é a expressão mais autêntica da riqueza de solo e clima que o Brasil oferece. “Apostamos nesse projeto de terroirs porque acreditamos no potencial de cada um deles. Respeitamos a natureza, entendendo suas potencialidades. Assim, criamos rótulos únicos que hoje são admirados pelo mundo inteiro. Receber mais esta distinção nos enche de orgulho e nos dá a energia de que precisamos para seguir adiante, conquistando novos paladares, gerando ainda mais prazer”, comemora Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo.

Além de ser campeã nas quatro categorias, a Miolo também se destacou na GPVB por alcançar 92 pontos com três rótulos, sendo eles: Terranova Brut Rosé, Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2018 e Miolo Lote 43 Safra 2012, mais um resultado que demonstra a qualidade da marca tanto em espumantes quanto em vinhos tranquilos. Os 26 rótulos com mais de 86 pontos contemplaram produtos de todas as regiões de atuação da Miolo. A Campanha Meridional lidera com 11 destaques, seguida pelo Vale do São Francisco com nove, Vale dos Vinhedos com cinco e Campanha Central com um. Dos quatro Campeões, três são provenientes da Campanha Meridional, região que vem se destacando no cultivo de uvas propícias para a elaboração de vinhos diferenciados.

A GPVB reuniu 1.072 amostras inscritas por 122 vinícolas de oito estados brasileiros. A competição é uma realização do Grupo Baco Multimídia dirigido pelo jornalista Marcelo Copello, também presidente do júri. O resultado completo será publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2019/2020, que será lançado no Rio Wine and Food Festival, em agosto. A cerimônia de entrega da premiação será durante a Wine South America, em setembro, em Bento Gonçalves (RS).

Bag in Box premiado

Atenta as mudanças no comportamento do consumidor de vinho, a Miolo é exemplo de inovação. Há mais de 10 anos, a empresa aposta no Bag in Box como alternativa para quem aprecia degustar apenas uma taça de vinho nas refeições, por exemplo, ou até mesmo levando em consideração a crescente consciência sobre o consumo moderado. O conceito vem ganhando espaço no mercado e a preocupação com a qualidade do produto é permanente. “Todos nossos vinhos Bag in Box são os mesmos dos que são embalados em garrafa. A alternativa e a inovação do Bag in Box é apenas mais uma opção de atendimento das várias oportunidades e demandas do mercado. Ser Campeão na categoria Bag in Box da maior competição às cegas do Brasil é quebrar o paradigma de que vinho bom é somente aquele envasado em garrafa”, ressalta Adriano Miolo.

CAMPEÕES MIOLO GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL 2019

Categoria: Espumante Brut Rosé Charmat

Terranova Brut Rosé (Miolo Terranova – Vale do São Francisco, BA)

Categoria: Tinto Touriga Nacional

Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2018 (Seival/Candiota – Campanha Meridional, RS)

Categoria: Rosé

Miolo Seleção Rosé 2019 (Seival/Candiota – Campanha Meridional, RS)

Categoria: Bag in Box

Miolo Seleção Cabernet Sauvignon / Merlot 2017 (Seival/Candiota – Campanha Meridional, RS)

JURADOS

Presidente do Júri: Marcelo Copello, Grupo BACO Multimídia

Sérgio Queiroz – Grupo BACO Multimídia

Alexsander de Oliveira – sommerlier chefe do Grupo Claude Troisgros

Beto Duarte – jornalista e diretor de documentários

Bruno Vianna – presidente SBSomm e Dip WSET

Danio Braga – chef e sommelier, fundador da ABS Brasil

Deise Novakoski – jornalista e consultora em vinhos

Ed Arruda – sommelier chefe do Copacabana Palace

Fernando Lim -, blogueiro e diretor da ABS-Rio

Gilvan Passos – WSET, consultor e autor de livros e DVDs sobre vinho

Homero Sodré – consultor de vinhos

Jéssica Marinzeck – sommelier, Dip WSET

João Pedro Lamonica – sommelier campeão do RWFF 2013

Jocelyn Sodré – professora de vinhos da Universidade Estácio de Sá

Joseph Morgan Jr. – presidente da ABS-Rio

Luiz Nunes – diretor e ex-presidente da ABS-Rio

Marcelo Copello – Grupo BACO Multimídia

Marcelo dos Santos – sommelier do Mr Lam

Marcelo Rebouças – proprietário da Cave Nacional

Maria Helena Tahuata – diretora da ABS-Rio

Rafael Puyau – WSET, embaixador Enocultura RJ

Raphael Zanon – sommelier chefe do restaurante Satyricon

Ricardo Farias – diretor e ex-presidente da ABS-Rio

Rodrigo Machado – Wset e colunista de vinhos na Band News FM/RS

Rodrigo Moura – sommelier e diretor de profissionais da ABS Rio

Wandyr Hagge – WSET, enólogo e produtor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *