Home / Festas e Eventos / 13ª La Prima Vendemmia: Belezas naturais, diversidade cultural e hospitalidade aguardam o turista

13ª La Prima Vendemmia: Belezas naturais, diversidade cultural e hospitalidade aguardam o turista

Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2018, Nova Roma do Sul espera mais de 20 mil visitantes para celebrar a primeira colheita da uva.

A comunidade de Nova Roma do Sul, município de 3.500 habitantes dos Vales da Serra, se une para resgatar as origens e compartilhar momentos da vida do interior e receber os visitantes para a 13ª La Prima Vendemmia, apresentando o melhor que tem a oferecer: belas paisagens, gastronomia típica, turismo de aventura e o clima interiorano que cativa logo na chegada. A festa que marca a primeira colheita da uva na cidade ocorre nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2018, no Centro de Esporte e Lazer do município, localizado no centro da cidade, e oferece uma experiência única para quem quer vivenciar as raízes da cultura local.

  Localizado a 28 km de Antônio Prado, 48 km de Farroupilha, 23 km de Flores da Cunha, 150 km de Porto Alegre e 64 km de Caxias do Sul, o município de Nova Roma do Sul se destaca pela qualidade de vida que oferece à comunidade e é reconhecido por ter a melhor saúde pública do RS. Rico em uma cultura cultivada por imigrantes italianos, poloneses e suecos, é um cartão-postal repleto de belezas naturais como o Cachoeirão, no Rio das Antas, cascatas, grutas, rios e vales ideais para o turismo de aventura.

              Na entrada da festa, o visitante vai vivenciar o tema “Janelas do Tempo”, em cenários com janelas que caracterizam situações cotidianas da vida interiorana e das vivências da cultura da serra gaúcha. A Regina (rainha) Gabriele Calabria e as Principessas (princesas) Fernanda Zatti e Laís Baréa, juntamente com as embaixatrizes, vão recepcionar os turistas nos três dias da festa que oferece uma programação diversificada com o filó típico, que reúne a comunidade ao redor das mesas com músicas italianas e jogos de bodega, artesanato com as dressas de palha, feira de negócios, jogos coloniais, shows nacionais e passeios turísticos, que são uma oportunidade para fazer a colheita

das uvas sob os parreirais, conhecer as histórias dos fundadores da cidade, contemplar paisagens dos Rios das Antas e da Prata e ainda usufruir de um café colonial. “A nossa comunidade vai receber a todos com o melhor da cultura dos nossos antepassados, através de atividades como os jogos coloniais e os passeios para conhecer a vida no interior de Nova Roma do Sul”, destaca o presidente da La Prima Vendemmia e secretário de Turismo e Planejamento de Nova Roma do Sul, Tiago Pasa.

               Atrações culturais vão animar os três dias da La Prima Vendemmia. O primeiro dia de festa traz o Pop Duo de Claus e Vanessa, com os hits “Medo de Amar”, “Teu Cheiro” e “O Som do Mar”. No filó, programado para iniciar com uma entrada cênica feita pela comunidade, também haverá show humorístico com Iotti e apresentação Típica com o Girotondo. Shows musicais de cultura italiana e gaúcha, muito humor e jogos coloniais prometem animar os turistas. Sucessos como “Eu Sei”, “Blusinha Branca” e “Pingos de Amor” representam o pop rock do Papas da Língua no último dia de festa.
 Na 4ª Feira de Negócios, produtos agroindustriais e artesanais serão comercializados. Haverá distribuição de uvas e praça de alimentação com mil lugares disponíveis. No pavilhão temático, serão evidenciadas as culturas que compõem a imigração. No espaço “Memórias da La Prima Vendemmia”, haverá exposição de objetos antigos, imagens, reportagens e vestidos das rainhas e princesas para recordar os melhores momentos de todas as edições da festa.

               A La Prima Vendemmia é uma realização da Prefeitura de Nova Roma do Sul, com o apoio da AEU Nova Roma do Sul, da Emater/RS, e com o patrocínio de Pincéis Roma, Santa Clara e Sicredi.

Serviço
A entrada na La Prima Vendemmia é gratuita, inclusive, para os shows nacionais com distribuição de uva gratuita a todos os visitantes.
Para participar dos passeios, é possível agendar com antecedência pelo e-mail turismo@novaromadosul.rs.gov.br ou adquirir o ingresso na hora, que vão ser comercializados no valor de R$10 a R$26. O passeio tem duração de, aproximadamente, duas horas e inclui café colonial e degustação de vinhos.

Programação

26/01/2018 – Sexta-Feira
19:00 Solenidade de Abertura
20:00 Abertura do Pavilhão Temático e Jogos Coloniais
21:30 Show com Claus e Vanessa

27/01/2018 – Sábado
09:00 Abertura da 4ª Feira Comercial
09:00 Abertura do Pavilhão Temático
10:00 Saída de Passeios Turísticos
11:30 Abertura da Praça de Alimentação
13:30 Saída de Passeios Turísticos
14:00 Apresentação de Balé
15:00 Jogos Coloniais
15:30 Apresentação Musical Fervo de Gaitas
15:45 Saída de Passeios Turísticos
17:00 Apresentação Musical Amigos de São Vicente
18:00 Saída de Passeios Turísticos
20:00 Filó Típico
20:30 Entrada Cênica do Filó
21:00 Apresentação Humorística com Iotti
21:40 Apresentação Típica com Girotondo

28/01/2018 – Domingo
09:00 Abertura da 4ª Feira Comercial
09:00 Abertura do Pavilhão Temático
10:00 Saída de Passeios Turísticos
10:30 Missa na Igreja Matriz
11:30 Abertura da Praça de Alimentação
12:00 Almoço Típico no Salão Paroquial
13:30 Saída de Passeios Turísticos
14:00 Apresentação Musical com Balanço Nativo
15:00 Jogos Coloniais
15:30 Apresentação Musical com Estampa Gaúcha
15:45 Saída de Passeios Turísticos
17:00 Musical Italiano com Banda Kremony
18:00 Saída de Passeios Turísticos
21:00 Show com Papas da Língua

Fonte; Alessandra Muraro/Assessora de Imprensa  Fotos:  Juliane Tonin

Veja mais na Revista Receptiva

‘Anjos de Natal’ em quatro noites de espetáculo na rua

Teatro, dança, canto e música compõem a dramaturgia que vai ser encenada por crianças e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *