Home / Variedades / 10 Luminárias Artesanais Espetaculares

10 Luminárias Artesanais Espetaculares

O artesanato pode ser usado como aliado na decoração de praticamente todos os ambientes. As luminárias artesanais são um belo exemplo de peças que podem ser criadas pelas suas mãos,  e ainda garantem um ótimo efeito decorativo, servem ainda para embelezar um cômodo ou mesmo para criar uma iluminação funcional e personalizada.

E para te ajudar nessa missão de decorar com luminárias artesanais, separamos 10 modelos espetaculares de peças feitas com materiais simples, baratos e acessíveis. Além disso, são sugestões pensadas para deixar a sua casa linda e ainda mais aconchegante. Saiba que isso é possível sim!

1-luminaria-pvc-perfurado1- Os tubos de PVC podem ser usados para criar estilosas luminárias verticais. Para fazer uma dessas usa-se apenas o tubo de PVC e um kit para luminária, encontrado facilmente em lojas de materiais elétricos. Você pode perfurar as laterais do PVC para criar um efeito luminoso. Com essa dica você nem precisar gastar muito.

 

2) Luminária de Parede Feita Com PVC

luminaria artesanal de pvc 2

Outra ideia para fazer com tubos de PVC é uma luminária de parede, estilo arandela. Nesse caso o foco de luz sai principalmente pelas extremidades dos tubos. Se forem utilizadas lâmpadas amarelas, o ambiente ficará com um clima mais quente e aconchegante.

3) Luminária de Crochê

luminaria artesanal com croche

O crochê é uma forma interessante de decorar globos de luz e lâmpadas. Funciona principalmente para dar uma renovada naquela lâmpada que você pretendia jogar fora. Além disso com o crochê você pode decorar cúpulas de abajur para criar um efeito muito bonito na decoração.

4) Luminária com Garrafa de Vidro

luminaria artesanal com garrafa de vidro e luz pisca

Há muitas maneiras de se usar garrafas na decoração, seja para fins puramente decorativos ou mesmo funcionais. Uma ideia que está bem na moda é usar lâmpadas de pisca-pisca ou fitas de LED dentro de uma garrafa criando um efeito decorativo bem legal para a decoração da sala ou quarto. Você também pode cortar uma garrafa e utilizar o gargalo para fazer um belo suporte pendente para lâmpada. Veja agora o passo a passo para fazer essa incrível luminária com garrafa de vidro e pisca pisca.

5) Luminária Com Base de Madeira

luminaria artesanal com madeira rustica

Os abajures que usam como base uma peça de madeira bruta dão um visual rústico, mas muito sofisticado para a sala. Esse tipo de peça pode ser feito usando uma boquilha  (peça onde se encaixa a lâmpada), e a cúpula de um abajur. Dependendo do formato da peça – isso é, se não for muito fina ou volteada – você pode usar uma furadeira e passar o fio elétrico por dentro da peça de madeira. Ideia genial que gera um incrível efeito rústico. Veja agora como fazer um lindo vaso decorativo rústico que combina com o visual dessa incrível luminária.

6) Luminária de Gravetos

6-luminaria-de-gravetos

Outro exemplo de luminária rústica, mas que causa uma impressão muito boa na decoração, é esse modelo feito com gravetos. Para esse tipo de luminária você só precisará de um suporte para lâmpada e dos gravetos, que podem ser colados uns aos outros. O efeito é sensacional, essa luminária proporciona uma iluminação lindíssima!

7) Luminária de Pregadores

luminaria artesanal com pregadores

Esse é um ótimo exemplo de luminária feita com  materiais muito simples mas que causam uma ótima impressão na decoração. Para esse tipo de luminária, precisará de uma base, um kit elétrico para luminária e muitos pregadores de roupa, esses bem simples de madeira. Os pregadores podem ser colados em hastes de madeira apoiadas em uma base, que pode ser de MDF. Veja agora um passo a passo de uma luminária artesanal com prendedores de roupa.

Essa é um opção com custo baixíssimo para você criar uma luminária artesanal decorativa bem legal para o ambiente que desejar. Nesse caso você pode usar um “filtro” por dentro da estrutura formada pelos pregadores, isso é, um material com acabamento fosco ou leitoso, para tornar a iluminação mais difusa.

8) Luminária de Colheres Descartáveis

luminaria artesanal com colheres descartaveis

Essa incrível luminária é feita colheres de plástico descartável, dá pra acreditar? Para fazer uma dessas todos os materiais necessários são muito simples, além das colheres descartáveis utilizamos galão de água e cola quente. A sua luminária feita com esses materiais terá um incrível efeito de escamas. Se desejar a luminária de outra cor, basta passar um spray prateado ou dourado, deixando o acabamento da peça no estilo da sua casa. Veja agora o passo a passo para fazer essa luminária linda e super acessível!

9) Luminárias de Barbante ou Sisal

luminaria artesanal com barbante

Essa luminária é linda e bem fácil de fazer. Basta encher uma bexiga de ar, e vá colando o barbante ao redor. O ideal é um barbante mais grosso e rígido, mas você também pode usar fibra de bambu ou outro material para criar o seu globo da luminária.

10) Luminária de Papel

luminaria artesanal

Essa é uma luminária artesanal lindíssima, feita inteirinha com papel a partir das técnicas de Origami. Bastante personalizáveis, são feitas a partir de papéis dobrados de forma minuciosa e acertada. A produção dessa peça requer talento e bastante prática com dobraduras, pois sua estrutura é 100 % de papel, sendo este o único material responsável pela sustentação. O charme fica todo por conta da luz interna. Ideia sensacional!

 

 

Texto cedido por Regina Silva (adaptado).

Veja mais na Revista Receptiva

dsc_3944

“Passarela de Negócios” consolida-se como evento de networking

Com o tema “Passarela Experience: novas experiências, novas sensações, novos insights”, a segunda edição do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *